EA- Escola de Arquitetura da UFMG
- Caio Andrade
- 20 de jan. de 2017
- 4 min de leitura
Veja o programa que a palestra ofereceu:

- BIOconstrução e Sustentabilidade / Contexto / histórico / conceitos
- Projetando BioArquitetura / co-criando com o cliente e lapidando sonhos e desejos
- Geobiologia / Casa Viva Saudável x Sindrome do Edifico Doente
- Construção com terra / composição e escolha de solos corretos
A BIOhabitate
@direitosreservadosaosite
Saúde Ambiental e Arquitetura Viva é uma empresa especializada na Salubridade e Sustentabilidade dos ambientes construídos e naturais. Focamos todas nossas ações no bem estar, conforto, inovação e saúde integral de nossos clientes, colaboradores e principalmente do meio ambiente.
Com mais de 10 anos de atuação no mercado nacional da BIOconstrução e Arquitetura Viva, todos serviços oferecidos pela empresa são norteados por conceitos, materiais e técnicas construtivas sustentáveis e saudáveis que se enquadrem, nos desejos e necessidades dos nossos clientes, e em parâmetros regionais e globais de conforto, salubridade e sustentabilidade ambiental.
Trabalhamos com a criação de Projetos de BioArquitetura Viva, Bioconstrução, Biourbanismo, BioCapacitação de Mão de Obra, BioEducação Sócio-Ambiental, e com BioConsultorias de Salubridade e Sustentabilidade para residências, empresas, empreendimentos, Eco-Vilas, Condomínios e Programas sócio-ambientais com o objetivo de alcançar níveis satisfatórios de sustentabilidade e salubridade ambiental.
Nossa missão é viabilizar ações, materializar sonhos, e trabalhar junto a pessoas e empresas com o objetivo de tornar todo ambiente construído um Ser Vivo, estando diretamente ligado aos ciclos naturais, de maneira a gerar, manter e restaurar a saúde e ordem natural dos acontecimentos biológicos e energéticos da Terra e, principalmente, a saúde dos seres que nela habitam.
A BIOhabitate foi fundada em 2004 por Flávio Duarte; e é coordenada pelos Arquitetos, Urbanisitas e BIOconstrutores Flávio Duarte e Bruno Azevedo.
Flavio Pereira Dias Duarte

Arquiteto, Urbanista, Bioconstrutor e Geobiólogo. É o fundador e Diretor Executivo da BIOhabitate – Saúde Ambiental e Arquitetura Viva em Belo Horizonte (MG), na qual trabalha com a criação e execução de projetos de Bio-Arquitetura e Bio-construção, como consultor ambiental, emitindo parecer técnico dos níveis de salubridade e contaminação ambiental, e também como professor de palestras, oficinas e cursos voltados ao ensino de técnicas de construções sustentáveis e saudáveis.
Pesquisador de Arquitetura de Baixo Impacto, Bioconstrução, Geobiologia, Arquitetura de Terra, Permacultura, Bioclimática, Geometria Sagrada e Feng-Shui; publicou Artigos Científicos referentes à Geobiologia, Biohabitabilidade e Arquitetura de Terra em dois congressos internacionais e em outros dois congressos nacionais.
No período entre 2004 até julho de 2010, Flávio Duarte foi diretor do Departamento de Arquitetura do Instituto Brasileiro de Geobiologia, Biologia da Construção e Arte Zahori, o I.B.G. Em 2006, foi responsável pela comissão científica que avaliou e selecionou todos os trabalhos científicos enviados e apresentados no I Congresso Internacional de Geobiologia e Biologia da Construção, que foi organizado pelo IBG e aconteceu na cidade de São Paulo.
De 2007 a 2009 foi colunista do jornal mineiro Folha da Engenharia, assinando a coluna mensal sobre construções sustentáveis e saudáveis.
Em 2008 co-coordenou o Biohabitar – I Encontro dos Estudantes de Bioconstrução e II Congresso Internacional de Geobiologia, que aconteceu em Belo Horizonte, foi organizado pelo IBG com apoio da Escola de Arquitetura da UFMG.
Em 2009 e 2010 coordenou e foi professor do programa Estudante Sustentável de auto-ria do IBG em parceria com a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG.
Nos anos de 2010 a 2013, representando a BIOhabitate, foi expositor das III, IV, V e VI edição do Festival Internacional Andando de Bem com Vida, organizado pelo Instituto Ayurveda em Belo Horizonte.Em 2011 foi o coordenador de Bioconstrução da IV edição desse Festival.
Em 2012 foi educador e facilitador do tema BIOconstrução – Saúde e Sustentabilidade em Edificações, na primeira edição do Curso Educação Gaia na cidade de Belo Horizonte. É Parecerista Técnico da PUC-Minas desde 2013, avaliando artigos científicos candidatos a serem publicados semestralmente nos Cadernos de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Bruno Aluízio dos Santos Azevedo

Arquiteto, Urbanista e Bioconstrutor. É Diretor Executivo da BIOhabitate – Saúde Ambiental e Arquitetura Viva.
No período de 2002 a 2003 atuou como educador.
Desde 2003 é sócio-diretor e o fundador da empresa Threna Arquitetura e Construção – na qual trabalhou com a criação e execução de projetos de Arquitetura, Arquitetura de interiores e Urbanismo como arquiteto e consultor. Hoje ainda atua na empresa como consultor e analista de projetos e técnicas construtivas.
No período de 2005 até julho de 2007, foi diretor do Departamento de Arquitetura da UNINCOR, Universidade do Vale do Rio Verde, sediada em Três Corações/MG. Onde trabalhou na Expansão dos Campi universitários de Três Corações e Betim. Foi autor e trabalhou ativamente nas obras da construção do Campus de Pará de Minas/MG, Construindo uma gama diversificada de obras Arquitetônicas, Urbanísticas e de Infraestrutura. Ainda era responsável pelo gerenciamento de projetos, licitações, reformas internas e toda manutenção do patrimônio arquitetônico da instituição.
Diretor de Obras da instituição CEFLUMARE – Centro Eclético da Fluente Luz Universal Maurílio Reis, nos anos de 2008 e 2009 – Realizando grandes expansões na infraestrutura Urbano-arquitetônica e de saneamento básico, além de ser o autor e responsável pela obra de expansão e reforma do templo da instituição. Além de coordenar inúmeras ações de mutirão e obras com mão-de-obra pouco especializada, em atividades que variam desde o plantio e organização de jardins à contenções de encosta e áreas de desabamento.
Desde 2003 é colaborador da Biohabitate, atuando como Arquiteto, Urbanista e Bioconstrutor e diversos projetos em parceria ou de autoria com o Arquiteto e Geobiólogo Flávio Duarte. Desde 2011 trabalhando ativamente nos projetos como coautor e sócio-diretor da empresa.
Meu ponto de Vista sobre à palestra:
Primeiramente me senti muito feliz de estar na EA-UFMG onde está formando e formou vários arquitetos de movimento para o nosso desenvolvimento humano social.
Flávio e Bruno me mostraram pontos muito importantes na vida de um ser humano,tais como mobilidade social,o poder da terra,o núcleo de vida que estamos,consequências de uma tecnologia e principalmente a sustentabilidade viva,presente e futura,onde o ciclo é basicamente o natural.
Outro ponto muito legal ao meu ver foi a Casa Viva Saudável x Sindrome do Edifico Doente , que me mostrou uma grande diferença que antes não havia encontrado.Pesquisem essa fonte que vale muito estudar.
Para saberem mais sobre a BIOhabitate entre no site http://www.biohabitate.com.br/sobre-nos/
Paz e Saúde
Caio Andrade
Posts recentes
Ver tudoAbóbada – Vault Acervo cultural da cidade – City’s cultural state Aglomerantes – Bonding materials Alvenaria – Masonry Arco – Arch Área...
Comments