top of page
Buscar

Estação Presidente Itamar Franco

  • Fotos retiradas do site ArchDaily
  • 18 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura
Arquitetos

Jô Vasconcellos, Rafael Yanni, Acústica & Sônica

Localização

Rua Tenente Brito Melo, 1090 - Barro Preto, Belo Horizonte - MG, 30180-070, Brasil

Área

39000.0 m2

Ano do projeto

2016

Fotografias

Jomar Bragança, Andre Fossati

Fabricantes

Resicon, Femec, Geomec, SecMet, Mecbrun, Taralay, Techneaço, Geofix, Itain, Everlight, Assa Abloy, Tarkett Stone, Cox Port, Mazzolli, JAM Engenharia, Vibtech, Philips Lighting, iluminar, DESARE, PDO Acoustacorp + 2

Comissionado

CODEMIG

Gerenciamento do Projeto

Governo de Minas Gerais

Consultoria Técnica e Projeto

Acústica & Sônica - José Augusto Nepomuceno.

Acústica

Acústica & Sônica: José Augusto Nepomuceno; Akustiks: Christopher Blair.

Modelos Acústicos

Michael Barron

Equipamento de Teatro e Luminotécnica

Acústica & Sônica: Júlio Gaspar

Desenhos complementares

SPM

Desenho Executivo /

Fernando Brentano

Estrutura

Charles Simon

Luminotécnica

Sonia Mendes

Comunicação

Greco Design

Paisagismo

Jô Vasconcellos, Rafael Yanni, SPM

Arquiteta Assistente

Joana Magalhães

Grafite

Drin Cortes

Do arquiteto. A criação de um conjunto arquitetônico destinado a cultura, que atenda a demanda de uma orquestra Filarmônica, TV e Radio insere Belo Horizonte nas redes mundiais de cidades criativas e em transformação. A proposta é agenciar o espaço e transformá-lo em pólo de cultura e ponto turístico da cidade.

O conjunto deve contribuir significativamente para a transformação do espaço urbano circundante, resga-tando uma desejável área de socialização perdida com o fim do Mercado da Barroca. As edificações são implantadas no melhor nível de acesso do terreno com menor movimentação possível de terra. São organizadas de forma a gerar vazios entre estas e uma grande e convidativa praça de acolhimento e lazer é oferecida para toda a comunidade e usuários em um local carente de espaço público, trazendo para esta região da cidade uma nova identidade.

Os critérios acústicos determinam as formas dos espaços sensíveis e a organização dos espaços circundantes. As necessidades acústicas de isolamento estrutural determinam a implantação preferencial da grande sala de concertos sobre terreno natural sem subsolos e isolada das outras estruturas. A grande sala é implantada estrategicamente de forma a receber em seu nível médio o público que chega pela praça e faz circular músicos e instrumentos diretamente no nível do palco. Os grandes estúdios da TV também são implantados sobre terreno natural com acesso de docas e equipamentos diretamente na cota natural

.

O edifício tombado é resgatado e recebe a praça de alimentação que irá atender o público das três instituições e equipamentos próximos, com restaurante, café e lanchonete. Para os espetáculos, banheiros generosos e cafés em todos os níveis atendem a rápida demanda dos intervalos, e o café-terraço-jardim serve também de apoio e descanso para os músicos em dias de rotina. Atualmente, com a obra entregue a comunidade, vemos que a população apropriou-se dos espaços construídos e dos vazios, criando ai um lugar de encontro prazeroso e tornando-se um local referencial para a população.

Plantas e Cortes do Complexo cultural

_________________________________________________________________________________________

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

© 2023 by ShureArchitects. Proudly created with Wix.com

bottom of page