top of page
Buscar

Castelinho da Floresta e seu restauro!

  • Foto do escritor: Caio Andrade
    Caio Andrade
  • 21 de jul. de 2017
  • 1 min de leitura

O Castelinho da Floresta foi projetado pelo arquiteto, desenhista e pintor italiano Luiz Olivieri, que abriu o primeiro escritório de arquitetura de BH, em 1897. Foi ele que introduziu o estilo art nouveau na capital. O Castelinho da Floresta também tem assinatura do arquiteto português Manoel Ferreira Tunes, que era marceneiro e entalhador de portas, pisos e janelas. Seu projeto mais famoso é o da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Era um imóvel privado. A MRV comprou por R$ 2 milhões, reformou por mais R$ 1,2 milhão e o doou ao município. É um presente para a cidade que nos ajuda também a revitalizar o centro histórico

O Castelinho da Floresta, prédio em estilo eclético com inspiração art nouveau, construído em 1918 no número 210 da Rua Varginha, no Bairro Floresta, Região Leste de Belo Horizonte, ganha mais um importante capítulo para sua história.

Inicialmente projetado para ser residência familiar, com dois pavimentos e uma majestosa torre lateral de quatro andares, o imóvel, abandonado desde 2002, quando um incêndio destruiu totalmente a cobertura da torre principal, foi restaurado pelo Instituto MRV. O espaço passa a abrigar o Programa Miguilim, centro de referência na assistência a crianças e adolescentes que vivem em situação de rua, cujo objetivo principal é promover a ressocialização dos jovens e possibilitar o retorno deles às suas famílias.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

© 2023 by ShureArchitects. Proudly created with Wix.com

bottom of page