Arquitetura dos Sentidos - UMA VISITA SENSORIAL À OBRA DE NIEMEYER
- Caio Andrade
- 25 de jan. de 2017
- 1 min de leitura
Arquitetura dos Sentidos,organizado pelo Curador Educativo da Casa do Baile- Cássio Campos,
foi e está sendo de muita importância para meu desenvolvimento como humano na área da arquitetura de um lado que ainda não havia percebido e tomado como forma sensorial em minha vida.
A sua palestra tomou de caráter teórico e pratico onde pude observar ou melhor sentir pelos meus "ouvidos" o quanto o contraste do som ambiente causa na arquitetura contemporânea na qual estava e o quanto os matérias são importantes até mesmo para escutar um bater d'água em suas estruturas e dentre outras percebidas.

Imagem Caio Andrade -
Curador Educativo - Cássio Campos
O complexo arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, é composto por alguns dos trabalhos mais notórios de Oscar Niemeyer. Mais precisamente, um cassino, uma igreja, um clube e uma casa de baile. E esse último transformou-se recentemente em palco de uma ação inovadora, tanto no âmbito da inclusão social quanto no modo de se assimilar a arte.

Complexo Arquitetônico Pampulha – Créditos Site PBH
Intitulado “Arquitetura dos Sentidos”, o projeto tem como proposta romper o paradigma da visão como forma preponderante de se absorver a cultura. Por isso mesmo, são realizadas visitas vendadas à Casa do Baile. Um contexto propício para se explorar diferentes formas de percepção acerca da arquitetura, do paisagismo e da história.
Para entender melhor essa refrescante proposta, a Anis conversou com o técnico de patrimônio cultural e idealizador do projeto Cássio Campos.

Posts recentes
Ver tudoAbóbada – Vault Acervo cultural da cidade – City’s cultural state Aglomerantes – Bonding materials Alvenaria – Masonry Arco – Arch Área...
Comments