Conjunto Governador Juscelino Kubitschek (JK) / Oscar Niemeyer
- Caio Andrade
- 12 de fev. de 2017
- 1 min de leitura
Ficha técnica:
Arquitetos:Oscar Niemeyer
Ano: 1951
Endereço: Santo Agostinho Belo Horizonte Brasil
Tipo de projeto: Habitacional
Status:Construído
Materialidade: Concreto e Vidro
Estrutura: Concreto
Localização: Santo Agostinho, Belo Horizonte, Brasil
Implantação no terreno: Isolado
Apartamentos: 5.700 (Hotel e habitação)

O Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1951, representa uma idealização de habitação coletiva, social. Integra originalmente múltiplas funções que refletem a intenção de introduzir uma “cidade dentro da cidade”. Aqui encontram-se expressões simbólicas e estímulos à percepção e ao imaginário.
Niemeyer trabalhou o Conjunto em duas escalas distintas e de forma precisa: uma monumental (acima da plataforma que cobre o nível térreo apoiada em pilotis) e uma escala humana no nível das ruas que se integram no complexo habitacional. A primeira escala faz referência à paisagem natural da cidade – a Serra do Curral, forte referência territorial de Belo Horizonte que abraça toda a cidade. A escala humana é cuidadosamente desenvolvida ao nível do sujeito, observador, que passa pelas calçadas que se infiltram no conjunto. A elegância dos pilares que se apresentam no momento de confronto do Conjunto com a estrutura viária urbana escondem a elaborada estrutura que se desenvolve por cima da plataforma.
Posts recentes
Ver tudoAbóbada – Vault Acervo cultural da cidade – City’s cultural state Aglomerantes – Bonding materials Alvenaria – Masonry Arco – Arch Área...
Comments